O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, assinou esta segunda-feira um protocolo tripartido que visa a promoção da alimentação saudável e da atividade física, entre o Município que preside, a Direção-Geral da Saúde, representada pela diretora-geral Graça Freitas, e Rosa Reis Marques, presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
Este protocolo foi firmado na sede da Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa, numa sessão que contou com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.
O Protocolo agora assinado prevê que o Município de Vila Nova de Poiares «se comprometa com o objetivo de modificar a oferta de determinados alimentos, em particular os que apresentam elevados teores de açúcar, sal e gordura, bem como incentivar ações de reformulação nutricional dos produtos alimentares e capacitar os cidadãos e profissionais que trabalham ou influenciam o consumo de alimentos, sensibilizando-os para a importância de fazer escolhas alimentares saudáveis».
Já no que concerne à atividade física é pretendida a implementação de projetos que fomentem o desporto, em articulação com as Unidades de Saúde Pública local da ARSC.
Refira-se, por último, que a sessão protocolar recorreu no âmbito do lançamento mundial da Campanha “Let’s Be Active, Everyone, Everywhere, Everyday”, promovido pela Organização Mundial da Saúde, e que foi apresentado no dia anterior, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, na Cidade do Futebol em Oeiras.