A 11.ª edição do Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu encerrou no passado sábado com a final do 3.º Concurso Internacional de Guitarra no Teatro Viriato, onde os quatro finalistas atuaram com as peças que cada um escolheu para a competição que pretendia encontrar os mais prodigiosos intérpretes do instrumento.

O ucraniano Marko Topchii venceu o concurso com o prémio do público e o primeiro lugar do júri, tendo ultrapassado os italianos Gian Marco Ciampa e Nicola Montella no pódio. Já o japonês Taiki Matsumoto foi distinguido com uma menção honrosa.

Marko Topchii ganhou um prémio monetário de 8.000 euros e garantiu a realização de quatro espetáculos em 2019, incluindo uma atuação na próxima edição do Festival de Música da Primavera.
O concurso contou com vários guitarristas de países como Canadá, Roménia, Itália, Japão, Ucrânia, França e Reino Unido nas duas eliminatórias.
A final contou com a participação dos mais de 200 espetadores na votação, que também foi feita por um júri internacional de sete pessoas presidido pelo eslovaco Jozef Zsapka. O concurso de guitarra vai voltar a ser realizado em 2020, sendo que no próximo ano decorrerá a terceira edição do Concurso Internacional de Piano de Viseu.
Além da competição, a edição deste ano do Festival de Música da Primavera contou com vários concertos, nomeadamente os de Mário Laginha com Pedro Burmester, do Duo Assad e das duplas Orquestra XXI com Coro Gulbenkian, Orquestra Filarmonia das Beiras com Quarteto de Cordas 4GV e Orquestra Juvenil de Viseu com Coro do Conservatório e participação especial de Elisabete Matos.