O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, anunciou, esta quarta-feira, a aquisição de seis viaturas totalmente elétricas para o departamento do Ambiente, num investimento de 140 mil euros.
Esta aquisição junta-se a duas máquinas automotrizes não rodoviárias e a mais seis veículos de limpeza apresentados em março, altura em que o autarca destacou a viatura que tem montado o equipamento da monda térmica, a vapor de água, para limpeza das ervas dos passeios pelo método ecológico, sem recurso a químicos. Com esta aquisição, o município conclui um investimento total superior a 391 mil euros, dos quais 235 mil é o investimento direto da autarquia, sendo o restante um contributo a fundo perdido do Fundo Ambiental.
Estas seis viaturas são ligeiras, de cinco passageiros, com autonomia para 300 quilómetros e uma potência máxima de 135 quilómetros/hora e têm um modo económico de condução para otimização da bateria. Almeida Henriques manifestou vontade de num futuro não muito distante ter uma frota camarária totalmente ecológica e nesse sentido está a negociar com uma empresa a instalação de um posto de gás natural para abastecimento de viaturas, principalmente para as pesadas.
O autarca lembrou que este projeto insere-se dentro do plano estratégico do desenvolvimento urbano, onde a câmara assumiu o compromisso da diminuição de 5 mil toneladas de emissão de carbono para a atmosfera. O parque automóvel da autarquia viseense é de cerca de 50 viaturas ligeiras com uma média de idade superior a 25 anos.