A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra acolhe, nos próximos dias 18 e 19, um encontro internacional sobre paleoclimatologia, a ciência que estuda o registo das alterações do clima ao longo do tempo.

De acordo com a organização, o grande objetivo do encontro, organizado, em conjunto, pelo Centro de Geociências e pelo Centro de Investigação da Terra e do Espaço, ambos da referida Faculdade, é mostrar como as mudanças climáticas do passado são uma peça-chave para melhorar a compreensão da dinâmica do clima no presente e no futuro próximo do planeta.

O evento reúne participantes de vários países, entre os quais, além de Portugal, Brasil, Espanha EUA, França e Marrocos. A discussão vai centrar-se em cinco grandes temas: paleoclima no sistema solar: forças externas e evoluções divergentes; mudanças climáticas no tempo geológico: lições para aprender; memória climática no registo geológico; as adaptações humanas às alterações climáticas ao longo do Quaternário; eventos climáticos e interações homem-ambiente. No âmbito do encontro, os participantes vão efetuar uma viagem de estudo ao Geoparque da Serra da Estrela, que está em processo de avaliação para vir a ser integrado na rede global de geoparques da UNESCO. Neste geoparque existem vários locais com registos exuberantes da ação glaciar ocorrida há cerca de 20 mil anos.

Mais informações devem ser solicitadas à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here