A Uefa poderá criar, a partir de 2021, um terceiro torneio entre clubes. Segundo o jornal alemão Bild, a proposta da entidade que comanda o futebol europeu é ter uma nova competição para reduzir o número de equipas na Liga Europa e assim melhorar seu nível técnico.

De acordo com a publicação, a segunda competição de clubes teria 32 times em vez dos 44 atuais, enquanto a Liga dos Campeões não seria mexida. Assim, a Uefa reuniria três torneios com 32 equipas cada um para contemplar um maior número de clubes ao longo de toda a temporada.

O objetivo final é melhorar a qualidade da Liga Europa e erradicar a necessidade de longas eliminatórias preliminares, o que fez com que alguns clubes vissem o torneio como um fardo. Para se ter uma ideia, no modelo atual, um clube pode ter que jogar até oito partidas antes de entrar na fase de grupos da competição.

Ainda segundo o Bild, espera-se que o efeito indireto da mudança seja uma receita maior com direitos de media e marketing da Liga Europa, ao mesmo tempo em que o valor dos direitos de mídia das equipes que participariam do novo torneio cresceria exponencialmente no mercado. O possível terceiro torneio ainda não possui um nome definido.

Recordar ainda que a agência Associated Press anunciou, em 2015, que um novo torneio de clubes continentais poderia ser introduzido na Europa. Esta é a primeira vez que surgem novas especulações sugerindo que a Uefa poderia estar prestes a reformular seu sistema de competições.