O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê vento forte e descida de temperatura no continente, a partir de hoje, devido a uma vasta região anticiclónica, que vai originar uma massa de ar muito frio.
O instituto adianta que a descida dos valores da temperatura máxima, em todo o território, será entre três e seis graus, salientando que as baixas temperaturas, associadas ao vento forte, aumentarão o desconforto térmico, especialmente entre a tarde de hoje e a manhã de amanhã.
A previsão diz ainda que, até domingo, vai continuar a sentir-se o vento forte e com rajadas no litoral oeste e nas terras altas, com exceção de sábado, em que se prevê um enfraquecimento temporário. Ainda no sábado, a aproximação e passagem de um sistema frontal de fraca atividade poderá originar precipitação fraca na generalidade do território que, a ocorrer, será sob a forma de neve em cotas baixas.
Entretanto, vários distritos, entre os quais Aveiro, Coimbra e Leiria estão sob aviso amarelo, até às 15 horas de amanhã, devido à previsão de agitação marítima forte com ondas de 4 a 5 metros. Foi igualmente lançado aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora, entre as 11 de hoje e as 6 horas de amanhã.