A chuva vai continuar a afetar a região norte de Portugal continental pelo menos até sexta-feira ou sábado, altura em que está prevista uma descida das temperaturas na ordem dos 10 graus.

“Até quinta-feira não vai haver alterações significativas. Vamos continuar com chuva na região norte, com céu muito nublado, vento a soprar do quadrante oeste, sendo fraco no sul, e formação de neblinas”, disse à Lusa a meteorologista Paula leitão, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com a especialista, a temperatura mínima subiu na noite de segunda-feira para esta terça-feira e vai manter-se relativamente alta, sem grandes oscilações.

“Na sexta-feira, a situação muda com a passagem de uma frente fria que vai dar precipitação mais intensa na região norte e centro e que vai chegar à região sul. Estamos também a prever queda de neve nas quotas mais baixas, vento intenso moderado a forte e agitação marítima com ondas de quatro a cinco metros”.

Segundo Paula Leitão, esta situação vai manter-se no início da semana próxima semana, mas depois está prevista uma massa de ar mais quente que vai trazer chuva.