Dois golos de cabeça na segunda parte garantiram o triunfo do Sporting sobre o Famalicão.

O Sporting venceu esta quinta-feira o Famalicão por 2-0 e apurou-se para os oitavos de final da Taça de Portugal. Sebastian Coates abriu o marcador aos 65′ minutos enquanto que Bas Dost confirmou o triunfo leonino já perto do final do jogo.

No regresso à competição depois dos compromissos das seleções nacionais, o Sporting apresentou-se no jogo dos 16 avos de final da Taça de Portugal diante do Famalicão com algumas novidades. Jorge Jesus apostou na titularidade de Tobias Figueiredo no eixo central da defesa, ao lado de Coates, e em Fábio Coentrão a extremo esquerdo. Na frente de ataque, Daniel Podence fez dupla com Bas Dost enquanto que no meio-campo, o técnico leonino ‘poupou’ William Carvalho e lançou Petrovic ao lado de Battaglia. Na baliza, Rui Patrício manteve a titularidade enquanto que nas alas, Jorge Jesus apostou em Jonathan Silva no lado esquerdo e em Ristovksi no lado direito.

Já o Famalicão apresentou-se em Alvalade com uma sequência de três jogos consecutivos a vencer e sem alterações no onze que venceu o Cova da Piedade por 3-0 no último jogo da II Liga. O atual 5º classificado da II Liga até entrou melhor no jogom com Rui Costa a criar muito perigo logo aos 2′ minutos de jogo, mas Rui Patrício, atento, evitou males maiores com uma boa defesa.

Aos 10′ minutos, Jorge Jesus foi obrigado a fazer uma alteração na equipa devido à lesão de Jonathan Silva. O técnico leonino lançou no jogo Gelson Martins e Fábio Coentrão recuou para a posição de defesa esquerdo.

A entrada no jogo de Gelson Martins coincidiu com uma notória melhoria da equipa do Sporting que aos 18′ minutos esteve perto de inaugurar o marcador após uma combinação entre o número 77 e Podence. O extremo esquerdo leonino conseguiu furar a defesa adversário e com um remate forte atirou ao lado da malha lateral.

Aos 24′ minutos, foi Bas Dost a estar muito perto de fazer o golo, mas o avançado holandês não conseguiu bater Gabriel ao segundo poste. O domínio da equipa de Jorge Jesus acentuava-se nesta altura do jogo e aos 31′ minutos foi Bruno César a atirar com muito perigo ao poste.

Apesar do domínio leonino verificado na primeira parte, o Sporting não conseguiu abrir o marcador e regressou aos balneários com um nulo no marcador.

No segundo tempo, a equipa de Jorge Jesus entrou determinada em abrir o marcador e Podence foi um dos jogadores em destaque do lado do Sporting. Do lado do Famalicão, Rui Costa continuava a dar algumas dores de cabeça aos defesas adversários, mas seriam os ‘leões’ a criar as primeiras situações de perigo por intermédio de Bruno César e Podence.

O Famalicão procurava explorar as linhas avançadas do Sporting para em lances de contra-ataque procurar a baliza de Rui Patrício, mas o internacional português esteve sempre atento e seguro em impedir que os visitantes abrissem o marcador, nomeadamente aos 58′ minutos ao desviar um remate de Lima à entrada da sua área.

Aos 65′ minutos, o Sporting abriu o marcador na sequência de um pontapé de canto de Bruno Fernandes com Coates a surgir nas alturas para cabecear para o 1-0.
O golo não afetou o Famalicão, que instantes depois colocou mais uma vez à prova Rui Patrício. Rui Costa cruzou do lado esquerdo e Feliz tentou o remate de primeira para uma grande defesa do guarda-redes leonino. Aos 73′ minutos, Rui Patrício voltou a impedir a igualdade após um cabeceamento de João Faria.
A formação comandada por Dito não se dava por vencida e ia criando algumas situações de perigo, mas a qualidade dos jogadores do Sporting acabou por ser determinante quando aos 81 minutos Bas Dost fez o 2-0 e praticamente sentenciou a partida. O ‘gigante’ holandês deu a melhor sequência a um cruzamento de Bruno Fernandes e de cabeça atirou para o fundo da baliza de Gabriel.
Antes do apito final, o Famalicão ainda teve uma ocasião soberana para reduzir, mas Rui Patrício voltou a mostrar-se intransponível na baliza leonina e negou o golo a Rui Costa, que na marcação de uma grande penalidade atirou para o lado esquerdo.
Com este resultado, o Sporting garantiu uma presença nos oitavos de final da Taça de Portugal deixando o Famalicão pelo caminho. A equipa nortenha deu uma boa réplica em Alvalade e mostrou muitas qualidades para criar dificuldades ao atual segundo classificado da I Liga. Rui Patrício voltou a ser determinante num triunfo do Sporting e provou, mais uma vez, porque é um dos melhores jogadores da Europa na sua posição.