Portugal já está no Campeonato do Mundo de 2018 e chegou agora altura de começar a retirar dúvidas. Fernando Santos terá certamente cerca de 90% do plantel definido para a Rússia e os restantes 10% vão começar a ficar definidos agora, primeiro com o jogo desta sexta-feira com a Arábia Saudita e depois com os EUA.

Olhamos para a convocatória e vemos nomes novos e alguns regressos. Há nomes que estavam à porta da seleção e por isso haverá um interesse maior para ver esses jogadores. Bruma, Bruno Fernandes, Ricardo Pereira ou Gonçalo Guedes vão estar a «lutar» para se mostrar ao selecionador tanto para o Mundial, como para a fase posterior da seleção.

Com uma distância tão grande para o Mundial, tudo pode acontecer. Lesões, castigos ou até problemas de forma podem condicionar as opções de Fernando Santos. Todos nos lembramos de Bernardo Silva e da sua ausência do Europeu por lesão. Até por isso, é importante Fernando Santos ter o máximo de soluções.

É nesse prisma que aparece este jogo com a Arábia Saudita. Testar os dois sistemas que Fernando Santos mais usa, o 4x4x2 e o 4x3x3 e testar as várias soluções e nuances táticas que, felizmente, o selecionador pode fazer com o vasto plantel que tem à sua disposição.

O verão e o início do outono foram trágicos em Portugal. Incêndios absolutamente anormais e que roubaram a vida a mais de uma centena de portugueses. Como sabemos, estas duas partidas vão servir para ajudar financeiramente as vítimas e a reflorestação da área ardida.

Elogiar a posição da Federação Portuguesa de Futebol que marcou duas partidas importantes do ponto de vista desportivo para duas zonas muito afetadas pela tragédia. O primeiro será em Viseu e mostra que o futebol está atento ao que se passa à sua volta.

10 de Novembro

Portugal vs Arabia Saudita

20:45

Estádio do Fontelo – Viseu

Relato Mundial FM