Decorrido um terço do campeonato, o jornal inglês The Guardian realizou um balanço daquilo que foi o mercado de transferências da Premier League e no meio das melhores contratações e flops há um nome que salta à vista. Renato Sanches, médio português que foi emprestado esta temporada ao Swansea City, foi considerado uma das piores contratações do mercado de verão.

Segundo a publicação inglesa, aquela que era no início considerada a contratação surpresa da Premier League está a revelar-se uma verdadeira deceção.

O médio emprestado pelo Bayern Munique ao clube galês tem apenas cinco jogos realizados na Premier League e não convenceu no pouco tempo de utilização a que teve direito. Ainda assim Paul Clement, técnico do Swansea, dá um voto de confiança ao jovem de 20 anos: «Ele perdeu muito futebol e a sua confiança acabou por sair prejudicada. Eu acho que as suas prestações estão a melhorar», disse no mês passado.

A verdade é que o médio não tem tido possibilidades em participar nos encontros da sua equipa devido a uma lesão muscular que também o deixou de fora da convocatória da seleção nacional.

Nas melhores contratações também há um nome que se destaca e que tem a ver com um português. O avançado brasileiro Richarlison, do Watford, foi considerado uma das melhores contratações da época e, segundo o jornal, Marco Silva acertou quando disse à direção do clube: «Nós temos de comprar este jogador.»