O Presidente da República inicia hoje uma visita de Estado de três dias a São Tomé e Príncipe, com encontros oficiais e com cooperantes portugueses na agenda.
De acordo com o programa da visita, o chefe de Estado tem previsto um encontro com o seu homólogo são-tomense, Evaristo Carvalho; com o presidente da Assembleia da República, José da Graça Diogo, e com o primeiro-ministro, Patrice Trovoada.
Ainda no primeiro dia de visita, Marcelo Rebelo de Sousa participa na sessão de abertura do Fórum Económico luso-são-tomense, no Centro Cultural Português e termina com um jantar oficial oferecido por Evaristo Carvalho.
Na quarta-feira, Marcelo inaugura a Escola Portuguesa de São Tomé e visita a Universidade de São Tomé e Príncipe, onde responde a perguntas dos alunos. À tarde, em Neve,s o Chefe de Estado português visita a Obra das Irmãs Franciscanas, liderada pela irmã Lúcia. Durante esta visita, vai ser inaugurado um centro desportivo oferecido pelo Sport Lisboa e Benfica.
O último dia da visita, na quinta-feira, prevê uma deslocação à ilha do Príncipe, onde, além dos encontros oficiais com as autoridades locais, Marcelo Rebelo de Sousa visita o Parque da Biodiversidade e a Roça Sundy, nomeadamente o local onde foi realizada a experiência que comprovou a teoria da relatividade em Einstein, realizada a 29 de maio de 1919 pelo astrónomo britânico Arthur Eddington.