O Município de Penela, Coimbra, vai integrar a Rede Europeia de Territórios Resineiros, no âmbito do projeto Sust-Forest Plus através do instrumento de financiamento Interreg SUDOE, uma iniciativa comunitária relativa à cooperação transnacional sobre o ordenamento do território e desenvolvimento regional e que envolve parceiros de Portugal, Espanha e França.
O projeto tem como objetivo implementar uma estratégia e uma rede de colaboração para garantir a multifuncionalidade, conservação e emprego no território do sul da Europa, através da extração de resina, uma atividade que se configura como uma grande oportunidade para parar o despovoamento das zonas rurais. Esta iniciativa pretende que os territórios que produzem resinas naturais se unam através do impulso gerado pela nova bioeconomia, geradora de emprego local e produtora de matérias-primas de alto valor tecnológico.
O Município de Penela é um dos beneficiários do projeto, que tem como missão ajudar a promover a inovação e empreendedorismo neste sector de atividade de forma a promove-lo e a gerar maior riqueza no concelho e, ao mesmo tempo, diminuir os riscos de fitossanidade e de incêndio nos espaços florestais de pinheiro bravo. Como parceiros principais beneficiários deste projeto, para além de Penela, fazem parte o Município de Proença-a-Nova e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, para além de várias entidades de Espanha e França.