As Grandes Opções do Plano e Orçamento do Município de Penela para 2018 foram aprovadas pela Assembleia Municipal, com a particularidade de terem recebido votos favoráveis de todas as Juntas de Freguesia.
Além disso, na sessão da Assembleia Municipal, realizada no dia 22 de Dezembro, o orçamento apresentado pelo executivo Social Democrata foi aprovado por maioria, sem quaisquer votos contra.
Assim, em 2018 a Câmara Municipal de Penela vai gerir um orçamento de quase 12 milhões de euros, um aumento de 3,170 milhões de euros face ao orçamento anterior. As maiores fatias do investimento previsto estão repartidas pelos pelouros do Planeamento, Urbanismo e Infraestruturas; Educação e Desenvolvimento Económico. Segundo nota da autarquia, as verbas para o investimento, que representam mais de 5 milhões de euros do total da despesa, têm como objetivo máximo dar resposta a necessidades, promover o contínuo desenvolvimento do concelho, melhorar a qualidade de vida, aumentar as oportunidades e a justiça social e contribuir para a consolidação dos fatores de competitividade territorial.
De acordo com o Presidente da autarquia penelense, Luís Matias, o Orçamento de 2018 garante o equilíbrio orçamental, a consolidação das finanças municipais e a melhoria da eficiência dos serviços municipais.