O estónio Ott Tänak, piloto da Toyota Gazoo Racing, conquistou, este domingo, o seu primeiro título no mundial de ralis, colocando um ponto final no domínio do francês Sébastien Ogier, vencedor das seis edições anteriores do campeonato.
Com o segundo lugar no Rally da Catalunha, Ott Tänak tornou-se no 18º Campeão da história de 46 anos do WRC. O piloto estónio só precisava do terceiro lugar e de ficar logo atrás de Thierry Neuville na PowerStage, mas fez melhor, venceu a derradeira especial, bateu Dani Sordo na luta pelo segundo lugar por 0.4s e tornou-se no primeiro piloto estónio a alcançar o feito. Fez-se história no Rali da Catalunha.
O piloto estónio conquista, assim, o primeiro título de pilotos para a Toyota desde o francês Didier Oriol, em 1994, pois tem agora 36 pontos de avanço para Neuville e 46 face a Ogier, quando estão em disputa apenas 30 pontos no último rali, na Austrália.
Desde que Petter Solberg foi campeão em 2003, que o campeonato mundial de rallys era liderado por franceses: Sébastien Loeb, de 2003 a 2012 e Sébastien Ogier, de 2013 a 2018.
Para a equipa do mundial de ralis da Toyota é o seu quinto título Mundial de Pilotos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here