Os municípios de Marvão e Gavião, no distrito de Portalegre, Abrantes e Ferreira do Zêzere, em Santarém, Vila de Rei, em Castelo Branco, Alvaiázere e Figueiró dos Vinhos, em Leiria, e Castro Marim e Alcoutim, no distrito de Faro, estão hoje em risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Em risco muito elevado de incêndio estão mais de setenta municípios, sobretudo nas regiões Norte e Centro e no Algarve, e outros tantos concelhos no Norte, Centro e em quase toda a região do Alentejo estão em risco elevado. No distrito de Coimbra, estão hoje em risco muito elevado, os concelhos de Arganil, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e VN Poiares.
Os restantes, à exceção do litoral, apresentam risco elevado. Por outro lado, Portugal apresenta hoje um risco de exposição a radiação ultravioleta ´muito elevado’ em praticamente todo o território. A exceção vai para os distritos de Braga, Viana do Castelo e Porto, em risco ‘elevado’.
O IPMA prevê para hoje uma subida da temperatura, sobretudo nas regiões do sul do país, céu geralmente limpo e vento moderado no litoral oeste e nas terras altas.