A CP vai alugar quatro comboios a ‘diesel’ á espanhola Renfe, que chegarão em 2019
As empresas públicas assinaram em Madrid um protocolo de cooperação para a CP alugar no próximo ano quatro comboios a gasóleo e uma primeira unidade elétrica.
O acordo foi formalizado pelo presidente da Comboios de Portugal, Carlos Gomes Nogueira, e pelo da Rede Nacional de Ferrovias Espanhola, Isaías Táboas, na presença do secretário de Estado português e do seu homólogo espanhol, Pedro Saura.
Segundo Oliveira Martins, ficou “determinado” o aluguer de material circulante – quatro unidades – em 2019 e fazer “uma série de testes para outras unidades e tipologias” nos próximos três meses, até ao final do corrente ano.
Neste momento, a transportadora ferroviária portuguesa tem alugadas 20 unidades a gasóleo (ou ‘diesel’) à Renfe, à qual paga sete milhões de euros por ano, ou cerca de 350 mil euros por comboio.
Entretanto, o Governo está a “apreciar e muito em breve” dará “nota” sobre o plano apresentado pela CP sobre a sua estratégia para enfrentar a liberalização do mercado europeu de transporte ferroviário de passageiros a partir de 01 de Janeiro.