Na sequência da notícia do semanário Expresso, com o título “SMS de alerta não funcionam em emergências”, o Ministério da Administração Interna emitiu um comunicado onde esclarece que o sistema de alertas por SMS preparado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, pela ANACOM e pelos operadores de comunicações móveis destina-se a informar as populações quando é declarado o Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho, num determinado distrito ou distritos.
De acordo com a nota do MAI, a mensagem será enviada para as pessoas que se encontram no distrito onde for declarado o estado de alerta, incluindo emigrantes e cidadãos estrangeiros, em inglês e português e incluirá um número de apoio da Proteção Civil para esclarecimento de dúvidas. O conteúdo dos SMS’s é definido pela ANPC, enviado por esta Autoridade de forma eletrónica para os operadores de comunicações móveis, que por sua vez o remetem para os seus clientes, o que permite que se atinja uma cobertura muita significativa da população. A solução, afirma ainda o Ministério de Eduardo Cabrita, não tem custos para o Estado nem para os destinatários da mensagem.