As vítimas dos incêndios de 2017 vão ser homenageadas na Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, no fim de semana, que conta com a visita do Presidente da República, no domingo.
Mais uma vez, a feira decorre no largo Ribeiro do Amaral, no centro da cidade, sendo assumida pela Câmara Municipal como contributo para fazer renascer os rebanhos de ovelhas da raça Serra da Estrela dizimados pelos fogos de 15 e 16 de Outubro de 2017.
A homenagem às vítimas dos incêndios realiza-se no domingo, durante um almoço para cerca de mil pessoas. A receita da iniciativa reverte na íntegra para o centro de recria da Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, criado no concelho com a finalidade de preservar três produtos certificados da região, queijo, requeijão e borrego DOP Serra da Estrela, seriamente afetados após a morte de vários milhares de animais desta raça autóctone, nos incêndios de 2017.
A feira começa no sábado, às 09 horas, com 300 expositores de produtos endógenos, artesanato e gastronomia.
O programa inclui diferentes realizações, como provas de queijo DOP e vinhos do Dão, concursos gastronómicos, fabrico de queijo e requeijão ao vivo, tosquias e exposição de ovelhas e cães da raça Serra da Estrela, além da presença de artesãos a trabalhar nos seus ofícios.