A ADSCCL, no âmbito da Incubadora social Microninho, dinamiza a 14 de Julho, a partir das 19.00h a 3.ª edição da Noite Branca Lousã​.
Esta iniciativa nasceu em 2016 em parceria com a Câmara Municipal da Lousã, a Junta de freguesia de Lousã e Vilarinho, Activar e Dueceira e AESL, e conta com a colaboração de inúmeras entidades publicas e privadas que se juntam para a dinamização de uma actividade única, cujo objetivo é a promoção do desenvolvimento local sustentável, promovendo a cultura, as tradições, os valores, o comercio local e a identidade local lousanense tão presente na história da Rua do comércio, rua esta que se pretende redinamizar de forma articulada e sustentável.
O programa conta com centenas de participantes, na maioria dos casos oriundos de grupos, bandas e colectividades locais que vão dar vida à rua. A animação faz-se ao longo de 4 palcos de rua temáticos, aos quais se juntam mais de 40 expositores, artesãos e empresas (alguns deles incubados no Microninho) que têm aqui uma oportunidade de se mostrarem a comunidade, criarem redes e dinamizarem os seus negócios. Ao longo da Rua encontramos também uma área destinada a informação e captação de pessoas e /ou empresas onde são divulgados programas locais e nacionais de apoio à reabilitação e investimento em áreas históricas, e incentivos a projetos de investimento a cargo da Câmara Municipal e da Dueceira.
De reforçar que esta atividade é dinamizada numa lógica de voluntariado, tendo por base a cooperação local interinstitucional e dinamizada com o forte envolvimento, comprometimento e orientação para a comunidade da parceria de desenvolvimento, em que cada pessoas, entidade ou instituição se mobiliza em torno de um mesmo objetivo esperando um retorno social.
Para apoiar a organização encontra-se à disposição um Kit noite branca (tshirt e pulseira), estando no dia em funcionamento um serviço de bares/refeições ao longo da rua, a que pode recorrer sempre que necessário.

Programa Oficial

Junte-se e venha ser feliz na Rua do Comercio na Lousã, e fazer desta a noite mais luminosa do ano!