O LouzanPark, na Lousã, recebe entre quinta-feira e domingo o Europeu de Downhill, que terminará com a decisão dos títulos europeus em masculinos e femininos.
Na modalidade, disputada em sistema de contrarrelógio individual, os corredores vão descer dos 626 até aos 154 metros de altitude, com uma inclinação média de 14,3% e pendente máxima de 29%, nas Aldeias do Xisto.
A competição conta com cerca de 200 inscritos, 22 do top 100 mundial masculino e 11 do feminino, provenientes de 21 países.

As principais figuras do ranking masculino são o francês Rudy Caribou, 16.º classificado, o polaco Slawomir Lukasik (19.º), o britânico Greg Williamson (24.º), o italiano Loris Revelli (25.º) e o irlandês Jacob Dickson (27.º).
O elenco feminino tem a presença de cinco ciclistas do ‘top 20’: Monika Hrastnik, nona da hierarquia, Carina Cappellari (11.ª), Mélanie Chappaz (12.ª), Veronika Widmann (16.ª) e Morgane Charre (20.ª).

As expectativas portuguesas recaem sobre Vasco Bica, Francisco Pardal e Emanuel Pombo, na elite masculina, e em Margarida Bandeira e Ana Costa, no setor feminino.

Os treinos oficiais arrancam na quinta-feira, prolongando-se até sexta-feira. A qualificação inicia-se no sábado e no domingo será a atribuição dos títulos europeus.
O Campeonato da Europa de DHI é um evento integrado no projeto Cyclin’Portugal Aldeias do Xisto, que visa promover o território das Aldeias do Xisto como local privilegiado para a prática de todas as vertentes do ciclismo, de competição e lazer.
Em 2019 Portugal voltará a organizar este Europe