A Câmara Municipal da Lousã, Coimbra, iniciou, no início da semana, os trabalhos para a instalação de 10 novas baterias de ecopontos enterrados.
Segundo nota da autarquia, esta intervenção significa um investimento total de 177 mil euros, financiado em 85% pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), um dos programas criados para a operacionalização da Estratégia Portugal 2020, ao qual a autarquia apresentou uma candidatura tendo como objetivo o alargamento da recolha seletiva. Esta medida, que se traduz no aumento da capacidade de armazenamento de resíduos recicláveis com um sistema mais higiénico, com menor libertação de odores e utilização fácil para a população, insere-se na estratégia definida para o aumento da qualidade ambiental e paisagística do Concelho.
Paralelamente, e de modo a assegurar as melhores condições de higiene dos contentores de resíduos indiferenciados, a Câmara Municipal da Lousã, tem em curso uma prestação de serviços para lavagem automática de contentores em todo o Concelho, que significa um investimento de quase 8 mil euros