Um grupo de Investigadores da Universidade de Coimbra está a desenvolver um sistema inovador de diagnóstico da Apneia do Sono.
O projeto arrancou em 2016 e foi recentemente contemplado com uma Bolsa de Prova de Conceito, atribuída pelo Programa Inov C. O estudo, que se encontra em desenvolvimento através duma parceria entre o Centro de Neurociências e Biologia Celular e o Centro de Medicina do Sono do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, procura encontrar um biomarcador para a apneia do sono, ao mesmo tempo que é estudada a relação entre esta doença e o envelhecimento.
A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono constitui uma das perturbações do sono mais comuns, tendo como consequências uma excessiva sonolência diurna, que diminui o bem estar, e o aparecimento de doenças crónicas como diabetes, doenças cardiovasculares e demência.
Segundo Cláudia Cavadas, do Centro de Neurociências e Biologia Celular, a tecnologia da Sleep Apnea ID permitirá o diagnóstico precoce e acompanhamento do tratamento de forma simples e confortável para o doente.
Para Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, é fundamental facilitar a transferência da tecnologia mais inovadora para o tecido empresarial, de forma a garantir a sua aplicabilidade e utilidade para a população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here