O Serviço Municipal de Proteção Civil de Góis tem-se empenhado no combate à disseminação da vespa velutina nigrithorax, vulgarmente conhecida por vespa asiática, cumprindo liminarmente com o estipulado no Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina.Este inseto é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera), revelando-se um enorme problema para a apicultura nacional, sendo também considerado um problema de saúde pública, dada a proximidade de muitos ninhos com os aglomerados populacionais.
Existe um plano desenvolvido pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para a vigilância e controlo desta espécie invasora. Este plano pode ser consultado no site do ICNF na página: http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/patrinatur/especies/n-indig/vespa-asiatica-vespa-velutina/plano-de-acao
Se se deparar com um ninho de Vespa Velutina, ou se suspeitar que se trata de um, comunique de imediato qualquer deteção ou suspeita da espécie através da plataforma SOS VESPA, onde qualquer cidadão pode referenciar o avistamento de vespa ou a localização de ninhos. Estas informações serão à posteriori verificadas e validadas por um técnico da proteção civil.
Para aqueles que não dispõem de acesso à plataforma, devem reportar a situação das seguintes formas:
  • Presencialmente, via telefone (235770110) ou por correio eletrónico para a Câmara Municipal de Góis (gtf@cm-gois.com)
  • Utilizar a linha SOS AMBIENTE (808 200 520)
  • Junta de Freguesia
Os Serviços Municipais de Proteção Civil de Góis, no presente ano, intervencionaram, até ao momento, mais de uma centena de ninhos, sendo que as freguesias de Vila Nova do Ceira e de Alvares são as que registam o maior número de ocorrências. Todos os dados relativos à destruição destes ninhos encontram-se disponíveis na plataforma SOS VESPA.
A Câmara Municipal de Góis continua a dispensar a maior atenção a este problema, estando, neste momento, a estudar formas de intensificar o combate e a prevenção do aparecimento de novos ninhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here