O Município de Góis vai receber nesta 4ª feira, 9 Maio, pelas 10h30, um exercício de demonstração dos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.
Estes programas, recentemente apresentados pelo Governo, e que pretendem aumentar a proteção das populações contra os incêndios florestais, destinam-se a todo o país, mas com destaque para os 189 municípios com freguesias de risco, no âmbito da defesa da floresta contra incêndios. Os seus eixos estratégicos são a gestão de combustível, o plano de evacuação de aldeias e uma campanha de sensibilização.

Os programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” reforçam a necessidade de conjugação de esforços entre o Poder Central e o Poder Local.

Sob proposta de Carlos Luís Tavares, Comandante Distrital de Operações de Socorro, vão realizar-se, na localidade de Ponte do Sótão, na freguesia de Góis, os treinos da nova figura de “Oficial de Segurança Local”, da deslocação da população para os locais de refúgio e de abrigo.
Estas ações vão ter o apoio das várias forças municipais de Proteção Civil e contam com a participação de várias entidades distritais de Proteção Civil, que habitualmente se envolvem no flagelo dos incêndios florestais.