A Guarda Nacional Republicana deu início, esta segunda-feira, à operação‘Spring Break’, que tem como objetivo prevenir a adoção de comportamentos de risco inerentes ao consumo de droga e álcool, por parte da população jovem, que se desloca nesta altura do ano para o sul de Espanha e Catalunha. De acordo com um comunicado da GNR, esta operação será realizada junto da comunidade escolar nas fronteiras terrestres de Vilar Formoso, no distrito da Guarda; Caia, em Portalegre e Vila Real de Santo António, em Faro e será dividida em três fases.
Na primeira, de 19 a 23 de Março, os militares dos Núcleos Escola Segura serão responsáveis pelas ações de sensibilização junto dos jovens do 9.º ao 12.º anos de escolaridade, alertando-os para os comportamentos de risco associados a estas viagens. Entre os dias 23 e 25 de Março, os militares dos comandos territoriais, com o apoio da valência de investigação criminal e de binómios cinotécnicos de deteção de droga, irão também realizar ações de fiscalização junto às fronteiras terrestres. O objetivo, esclarece ainda o comunicado, é detetar a prática de ilícitos associados ao consumo de substâncias estupefacientes.
Finalmente, numa terceira fase, que decorrerá de 23 a 30 de Março, militares dos comandos territoriais vão fiscalizar estabelecimentos comerciais de venda de álcool e de produtos estupefacientes.