Faltam dois dias para Marítimo e Rio Ave subirem ao relvado e lutarem pela conquista do sexto lugar no campeonato da I Liga, de futebol, que dará acesso à Liga Europa. À partida para a última jornada do campeonato o Marítimo é sexto classificado com 49 pontos e o Rio Ave sétimo com 46. As duas equipas sabem que a sexta posição na tabela classificativa permite jogar o apuramento para a segunda competição de clubes da UEFA.
No próximo sábado tudo ficará decidido. O Marítimo desloca-se a Paços de Ferreira e sabe que conquistará o sexto lugar se empatar na cidade Capital do Móvel ou, na pior das hipóteses se perder e os vila-condenses empatarem ou perderem. Os jogos P. Ferreira-Marítimo e Rio Ave-Belenenses realizam-se no sábado, ambos a partir das 16 horas. Em sentido inverso, Arouca, Moreirense e Tondela são as três equipas em risco de descer ao campeonato da II Liga, de futebol, à entrada para a última jornada do campeonato. Com o Nacional já despromovido falta saber quem acompanhará a equipa madeirense na descida de divisão.
Os jogos em que estarão envolvidas realizam-se no domingo a partir das 18 horas e são: Estoril-Arouca, Tondela-Sp. Braga e Moreirense-FC Porto. Nesta altura a classificação das três formações é a seguinte: Arouca 15º lugar, 32 pontos, Moreirense 16º, 30 pontos e Tondela 17º, 29 pontos. Perante estes números as contas que se podem fazer a quatro dias de distância da realização dos jogos são as seguintes: o Arouca garante a permanência se vencer ou empatar com o Estoril; perder com o Estoril e o Moreirense e/ou Tondela perder ou empatar. Por sua vez, o Moreirense garante a permanência se vencer o FC Porto; empatar e o Tondela não ganhar ou perder e o Tondela não empatar. Finalmente, o Tondela garante a permanência se: vencer o Sp. Braga e o Arouca perder; vencer o Sp. Braga e o Moreirense empatar ou perder ou Empatar e o Moreirense perder. São cenários que iremos acompanhar no fim de semana.
Na II Liga, o Ac. Viseu também ainda não têm garantida a permanência, pelo que uma vitória frente ao Cova da Piedade será fundamental para as contas finais.
Não perca domingo o relato dos jogos Ac. Viseu-Cova da Piedade, às 16 e Tondela-Sp. Braga, às 18 horas. Teremos também informações do Académica-FC Porto B.