Está patente na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, Coimbra, uma exposição coletiva de Pintura, com caráter solidário.
A iniciativa é da Editorial Moura Pinto, em parceria com o Município, e decorre até ao final do mês de Dezembro. Esta iniciativa tem fins solidários, uma vez que o montante adquirido com a venda das obras expostas reverte, na íntegra, para a conta solidária de apoio às vítimas dos incêndios de 15 de Outubro, que é gerida pelo Município de Oliveira do Hospital. A exposição reúne um total de 17 obras do Atelier 26 do Porto, contando com a coordenação do artista plástico Alberto Péssimo. Nela estão representados diversos artistas nacionais e de estética e estilo variáveis, constituindo também um convite para uma visita demorada para apreciar as obras, bem como para contribuir para esta causa solidária para com a comunidade afetada pelos incêndios de Outubro passado.
Esta é uma iniciativa que se realiza também nos concelhos vizinhos de Arganil e de Tábua, com a parceria dos respetivos municípios, que acolhem exposições semelhantes com a mesma finalidade.