O Dia do Serviço Nacional da Saúde assinala-se em Coimbra no próximo sábado, 15 de Setembro com um ato simbólico da rega da ‘oliveira SNS’, a árvore que cresce desde 2009 no Parque Verde do Mondego (plantada por iniciativa da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra e a que se associou e apadrinhou desde sempre António Arnaut).
O evento tem início pelas 17h00 na sede da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos e culminará no Parque Verde do Mondego com a rega da oliveira.
Entretanto, também para assinalar a data, será inaugurada uma exposição de fotografia no edifício da Ordem dos Médicos (Av. Afonso Henriques, 39) local onde decorrerá uma breve cerimónia com as intervenções de Miguel Guimarães, José Manuel Pureza, Luís Marques Mendes, Maria de Belém Roseira e do anfitrião, Carlos Cortes.
A Mostra intitulada “A rega da ‘oliveira SNS’ e António Arnaut” inclui fotografias, recortes de jornais e poemas de António Arnaut.
De seguida, pelas 18h30, junto ao Pavilhão Centro de Portugal decorre a a rega da oliveira SNS, momento acompanhado por um violinista da Orquestra Clássica do Centro.
O ato simbólico da rega da oliveira contará com as intervenções da presidente da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Isabel de Carvalho Garcia, do responsável da extinta Liga dos Amigos do Hospital dos Covões, Armando Gonçalves, do jurista António Manuel Arnaut, do presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Fernando Regateiro e do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado.
A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e o Secretário-Geral da CGTP, Arménio Carlos, estão entre as inúmeras presenças confirmadas.
A celebração do Dia do Serviço Nacional da Saúde é promovido pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos e Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra.