Ação simbólica terá lugar no dia 13 de Setembro, pelas 16h30, no Parque Urbano da Lousã

No âmbito da comemoração dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde, numa iniciativa da Câmara Municipal da Lousã, irá ser plantada uma “Oliveira SNS”, em resposta ao desafio lançado aos municípios pela LAHUC – Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra. A plantação terá lugar no dia 13 de Setembro, pelas 16h30, no Parque Urbano da Lousã, junto ao Centro de Saúde.
O SNS celebra o seu aniversário no dia 15 de Setembro, dia instituído como Dia Nacional do Serviço Nacional de Saúde, evocando a Lei 56/79, de 15 de Setembro, pela qual foi definida uma rede de órgãos e serviços prestadores de cuidados globais de saúde a toda a população, formalizando o papel do Estado na salvaguarda do direito à proteção da saúde individual e coletiva.
A “Oliveira SNS” é um movimento nacional, lançado pela LAHUC, que pretende alertar para a importância da defesa do SNS e perpetuar a memória de António Arnaut, seu fundador. Ao plantar uma oliveira – símbolo da paz e da resistência – como símbolo do Serviço Nacional de Saúde, o Município compromete-se com a defesa dos princípios do SNS e com a sua sustentabilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here