A Semana Europeia das Regiões e Cidades (EuropeanWeekofRegionsandCities) está a decorrer em Bruxelas até ao próximo dia 10 de Outubro. O evento tem como tema principal “Regiões e cidades: Pilares do Futuro da União Europeia”, mote que permitirá que os participantes demonstrem a sua capacidade de inovação nas mais de 300 sessões que incluem workshops, laboratórios participativos, debates, palestras e oportunidades de trabalho para os mais de 6000 participantes. O grupo de trabalho da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027 está presente no evento através do seu coordenador, Luís de Matos, e dos membros António Pedro Pita e Cristina Robalo Cordeiro.
A Semana Europeia das Regiões e Cidades é um evento anual de quatro dias, criado em 2003, e coorganizado pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia e pelo Comité das Regiões. Esta 17ª edição, que se realiza em Bruxelas, de 7 a 10 de outubro, tem a participação da cidade de Coimbra. Este evento revela-se importante para a Câmara Municipal de Coimbra, pois é considerado o maior evento europeu de regiões e cidades, razão pela qual o grupo de trabalho da candidatura de Coimbra 2027 está presente.
Esta participação proporciona a oportunidade de aprofundar relações com agentes políticos, culturais e institucionais e refletir de forma integrada sobre a capacidade de coesão da União Europeia através da implementação de uma política regional com impacto na governação local, que se concretiza, nomeadamente, através da partilha de exemplos e boas práticas que levam a uma crescente cooperação entre países e regiões europeias.
Já nos próximos dias 9, 10 e 11 de outubro, a cidade de Leeds, no Reino Unido,vai organizar o EurocitiesCultureForum, um evento que se focano tema da celebração da diversidade, usando a estratégia Leeds CultureStrategy 2017-2030 como ponto de partida para analisar a forma como a cidade empreende uma abordagem cultural inclusiva fortalecida pelas diversas parcerias estabelecidas com outros setores. Coimbra também vai estar presente neste evento, com a participação de Luís Filipe Menezes, membro do grupo de trabalho da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027, que está a ser impulsionada pela Câmara Municipal.
Recorde-se que, a 5 de junho de 2018, o presidente da autarquia, Manuel Machado, apresentou a equipa responsável pela candidatura e salientou que esta “é uma candidatura que terá de unir e reunir toda a cidade em consensos alargados. É uma candidatura para valorizar Coimbra, a região e o país”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here