O defesa-central Chancel Mbemba, de 23 anos, está muito perto de ser reforço do FC Porto. O internacional pela República Democrática do Congo está vinculado ao Newcastle até 2020, mas as negociações estão bem encaminhadas e, entre a imprensa inglesa e belga, já há quem garanta que o acordo se encontra iminente.

Isto porque o clube de Bruxelas estava interessado em voltar a contar com o seu antigo jogador, mas viu os seus esforços esbarrarem em concorrência que não tem capacidade para superar. Apesar de ser conhecido o interesse de um clube italiano, é o FC Porto que está na frente da corrida. O facto de o Newcastle ter sido recentemente anunciado como o convidado para o jogo de apresentação dos dragões comprova que existe uma boa relação que pode ser fundamental para concluir a transferência.
Curiosamente, trata-se de um alvo antigo dos dragões. Mbemba estava referenciado quando brilhou ao serviço do Anderlecht. Também na altura parecia encaminhado para a Invicta, por via da intervenção de Luciano d’Onofrio, acabado por rumar a Inglaterra por 12 milhões de euros.

Neste momento, surge como o grande favorito a ocupar a vaga de Marcano no eixo da defensiva azul e branca.