A Deco recebeu, no ano passado, cerca de 2.500 queixas ou reclamações sobre serviços de saúde, sendo que 60% dizem respeito ao setor privado, segundo dados da associação de defesa do consumidor. De acordo com Carolina Gomes, jurista da DECO, as queixas incidem essencialmente no tempo de espera na urgência, no atendimento nos estabelecimentos de saúde e também na qualidade do serviço prestado. Para capacitar os utilizadores dos serviços de saúde, a Deco lança hoje a campanha “Saúde a quem tem direito”, cujo objetivo é dar aos consumidores conhecimento sobre os seus direitos enquanto utentes, permitindo um exercício mais pleno e um comportamento mais esclarecido no sistema de saúde. A campanha é dirigida a todos os cidadãos e utentes dos serviços de saúde, tendo em atenção os grupos mais vulneráveis, que têm menos acesso à informação. Nesse sentido, a Deco preparou vídeos explicativos sobre os vários direitos dos utentes e utilizadores dos serviços de saúde que estarão disponíveis na internet e que deverão também passar em monitores em algumas farmácias e em unidades de saúde familiar, através de uma parceria com a Associação Nacional de Farmácias e com a Associação das Unidades de Saúde Familiar.

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