Tendo como objetivo a minimização de fenómenos de erosão após os incêndios, o Município de Seia, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e do Centro de Interpretação da Serra da Estrela, vai promover duas ações para estabilização de encostas e criação de estruturas de retenção em linhas de água.

Ambas as atividades estão agendadas para o próximo dia 18, uma durante a manhã, entre as 9 e as 12, e a outra da parte da tarde, entre as 13.30 e as 16.30, e são abertas à participação de todos os que pretendam colaborar na mitigação desta tragédia, numa ação de voluntariado.

As intervenções vão ter lugar numa área particularmente afetada pelos incêndios, na Mata do Desterro, e pretendem cumprir dois objetivos. O primeiro enquanto medida de emergência de proteção dos solos e conservação dos ecossistemas e o segundo enquanto medida de sensibilização, através da demonstração prática de como atuar em áreas ardidas, em particular nas zonas de maior declive, reforçando por outro lado a necessidade de conservação da floresta e proteção dos solos da erosão.
A atividade está limitada a um máximo de 30 participantes, em cada uma das ações, e inclui seguro, sendo o transporte da responsabilidade dos participantes.
O ponto de encontro será junto ao Coreto, na Senhora do Desterro. As inscrições e outras informações estão disponíveis em www.cm-seia.pt.