No âmbito da iniciativa “Lousã Convida à Integração”, do Plano Municipal de Integração dos Imigrantes, e à semelhança de anos anteriores, a Câmara da Lousã associou-se à realização da iniciativa “Família do Lado – 2017”, que terá lugar no próximo domingo, pelas 13 horas, hora a que, em todo o país e em alguns países europeus aderentes à iniciativa, se realiza a mesma atividade.
É uma iniciativa do Alto Comissariado para as Migrações, que visa promover a criação de novos mecanismos de aproximação de grupos, enquanto estratégia para a integração dos imigrantes na sociedade portuguesa, ao mesmo tempo que contribui para a construção de uma imagem positiva sobre as migrações, valorizando a interculturalidade e da diversidade cultural. A atividade consiste na realização de um almoço convívio intercultural, entre famílias autóctones e imigrantes, a realizar no Núcleo de Gastronomia.
Na Lousã, o almoço convívio de partilha de pratos típicos de cada país contará com a presença de todos os imigrantes que constituem a Associação de Estrangeiros da Lousã, com o grupo de seniores que integram o projeto “Miminhos dos Avós” e outras famílias autóctones e estrangeiras convidadas.