Várias Associações de bombeiros voluntários e profissionais juntaram-se para criar a Federação Nacional dos Bombeiros Portugueses. O novo organismo foi apresentado ontem, em Lisboa, e baseia-se na vontade de representar todos os bombeiros do país. A iniciativa partiu da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e da Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários.
Em declarações à rádio TSF, o presidente da Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários, Rui Moreira da Silva, considera que a representação dos bombeiros não deve ficar nas mãos da Liga:


Também ouvido pela TSF, o presidente da Liga Portuguesa dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, nega que a instituição represente apenas as unidades detentoras dos corpos de bombeiros, como afirmam os responsáveis pela recém-criada federação, estrutura à qual não augura grande futuro:


Está lançada mais uma polémica no seio dos bombeiros, com a criação da Federação Nacional dos Bombeiros Portugueses, iniciativa das associações de bombeiros profissionais e voluntários.