O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, decidiu decretar três dias de luto municipal pela morte do bispo do Porto, referindo-se a António Francisco dos Santos como “homem do povo”.
O autarca de Gaia acrescenta que este era protagonista de “um percurso de excelência nos diversos cargos que ocupou na Igreja e uma participação cívica inexcedível” e “Dada a natureza das funções desempenhadas, a nobreza de caráter, a forma afável e a abnegada dedicação com que D. António Francisco dos Santos vivenciou a sua missão é decretado luto municipal nos dias 11, 12 e 13 de Setembro”, refere nota da autarquia de Gaia, acrescentando que a bandeira municipal estará hasteada a meia haste em todos os edifícios do município.
A câmara recomenda ainda, às freguesias, através das respetivas juntas, que procedam de igual modo relativamente às suas bandeiras.

Funeral será 4ª feira

A Diocese informou ainda que corpo do bispo do Porto, António Francisco dos Santos, vai estar em câmara ardente na Sé Catedral e que o funeral se realiza na quarta-feira, às 15:00, na Sé Catedral.