A 11.ª edição da Liga Placard já foi sorteada na sede da FPB, em Lisboa, ato que contou apenas com dois dirigentes dos 12 clubes participantes na principal competição do basquetebol nacional – Carlos Andrade, ex-jogador e novo secretário técnico do Benfica, e Álvaro Monteiro, representante do FC Porto em Lisboa.

E os caprichos do sorteio ditaram um quente mês de novembro, período em que os três candidatos ao título, a campeã Oliveirense, FC Porto e Benfica, jogam entre si. No dia 3 de novembro há um Benfica-FC Porto referente à 5.ª jornada, dia 10 o FC Porto recebe a Oliveirense no Dragão Caixa, enquanto dia 17 de novembro o Benfica recebe a Oliveirense na Luz.

Mas ninguém é campeão em novembro e será no play-off, ciclo que decide a atribuição do cetro e se desenrola entre 11 de maio e 20 de junho, que se conhecerá o próximo campeão da Liga.

A fase regular da 11.ª Liga arranca a 7 de outubro e termina a 10 de março, a segunda fase, dividida pelos grupos A e B, entre 23 de março e 5 de maio de 2019. E tudo culmina no fatal play-off, à melhor de cinco jogos, a disputar entre 11 de maio e 20 de junho de 2019, em caso de necessidade de um quinto duelo.

A Oliveirense inicia a defesa do título no reduto do CAB Madeira logo na primeira jornada, ronda em que o Benfica recebe a turma açoriana do Terceira Basket. O FC Porto acolhe o regressado Imortal de Albufeira, campeão da Proliga.

1.ª jornada, 7 outubro

Illiabum-Esgueira
Galitos Barreiro-V. Guimarães
Oliveirense-CAB Madeira
FC Porto-Imortal
Lusitânia-Ovarense
Benfica-Terceira Basket