A próxima conferência/jantar temático integrados no ciclo “Sabores da Escrita” é dedicado à gastronomia britânica, de meados do século XIX. O tema será “À Mesa com os Vitorianos”, por Maria Isabel Donas Botto, professora auxiliar aposentada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A iniciativa decorre na próxima sexta-feira, dia 8 de novembro, na Casa da Escrita, a partir das 20h00.
“Sabores da Escrita” abordará, com base num percurso feito pelas rotas de saberes e sabores do património alimentar e cultural (literário), a Grã-Bretanha de meados do século XIX. O notável crescimento económico e social, após a Revolução Industrial, teve repercussões no florescimento de uma classe média, em particular da burguesia urbana, que procurava afirmar e consolidar a sua posição numa sociedade profundamente estratificada, dominada por um rigoroso código de conduta.

Na transposição da caraterização da sociedade vitoriana de meados de oitocentos, para o convívio, à mesa, no jantar temático que terá lugar na Casa da Escrita, os participantes deparar-se-ão com um cenário similar ao vivenciado por uma família inglesa de classe média abastada, em que o jantar (“dinner party”) se tornou, a partir de meados do século XIX, um meio privilegiado de ostentar o capital social e cultural obtendo-se o reconhecimento do estatuto desejado.
A iniciativa conta com a colaboração teatral da companhia Viv’Arte, que protagonizará apontamentos cénicos inspirados nas obras de Isabella Beeton, Charles Dickens, Catherine Hogarth Dickens e Lady Maria Clutterbuck.
A participação no jantar requer inscrição prévia, através do telefone n.º 239702630 (Casa Municipal da Cultura, Rua Pedro Monteiro) e uma lotação limitada a 50 lugares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here