Um castanheiro milenar de Vales, aldeia de Vila Pouca de Aguiar, recebe, esta sexta-feira, o galardão de Árvore Portuguesa 2020 e está a disputar o Concurso Europeu de Árvore do Ano, anunciou, esta quinta-feira, a União da Floresta Mediterrânea, promotora da iniciativa.

Considerada uma das árvores mais grossas de Portugal, o castanheiro possui mais de mil anos, tem 21 metros de altura e um tronco com um perímetro de 14 metros, sendo necessárias mais de 10 pessoas para o abraçar. A UNAC salientou, em comunicado, que a iniciativa pretende sensibilizar a sociedade para o património natural, incluindo os seus monumentos vivos, de que o castanheiro de Vales é um singular exemplar. O castanheiro é agora o representante nacional no 10.º Concurso Europeu de Árvore do Ano 2020, que conta com a participação de 16 países.

As votações decorrem até ao próximo dia 29, podendo ser feitas através de um sistema de votação ‘online’, em que cada votante seleciona duas árvores e confirma o voto através de um link que lhe é enviado para o e-mail.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here