dívida pública recuou para 251,4 mil milhões de euros em outubro, de acordo com os dados atualizados pelo Banco de Portugal (BdP), esta segunda-feira. Desta forma, regista-se uma redução de 900 milhões de euros, face ao mês de setembro, cuja dívida se fixava nos 252,3 mil milhões de euros.

Segundo o BdP, o que contribuiu para esta diminuição da dívida foi “redução das responsabilidades em empréstimos, redução essa que se deveu ao reembolso antecipado de 2 mil milhões de euros de empréstimos obtidos no âmbito da Facilidade Europeia de Estabilidade Financeira (FEEF) do Programa de Assistência Económica e Financeira, e que foi, em parte, compensada pelo aumento de títulos de dívida”.

O peso da dívida pública sobre o produto interno bruto (PIB) terá descido para 121,1% no terceiro trimestre. Em junho, altura em que o valor total da dívida pública se situava em 251,3 mil milhões de euros, o peso da dívida pública sobre o PIB era de 121,2%.

O Governo antecipou no Projeto do Plano Orçamental para 2020 que o rácio da dívida pública fique em 2019, será de 119,3%, e em 2020, de 116,3% do PIB. Estes valores estão um pouco acima daqueles proposto no Programa de Estabilidade, que apontava para 118,6% e 115,2%, respetivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here