Os Bancos Alimentares contra a Fome recolheram 2 130 toneladas de alimentos durante a campanha nacional, que decorreu no fim de semana, em mais de duas mil superfícies comerciais de 21 regiões do país.
O Presidente da República esteve ontem no Banco Alimentar de Lisboa, onde ajudou a descarregar alimentos. Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou para agradecer a solidariedade dos portugueses:
A presidente da federação que reúne os 21 Bancos Alimentares Portugueses, Isabel Jonet, também destacou a generosidade dos portugueses, numa campanha que recolheu mais alimentos que a levada a cabo, na mesma época, no ano passado:
Como ouvimos, a recolha de alimentos prossegue nos supermercados e na internet até 08 de dezembro, através do site www.alimentestaideia.pt, ou em vales disponíveis nos estabelecimentos comerciais.
Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos, a partir da próxima semana, a 2.400 instituições de solidariedade social, que os entregam a cerca de 380 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas.
Recorde-se que mais de 2,2 milhões de pessoas estão em risco de pobreza ou exclusão social, em Portugal, de acordo com dados divulgados recentemente pelo INE.