Com os trabalhos de construção do cenário como pano de fundo, o vice-presidente da Câmara Municipal de Penela, Rui Seoane, acompanhado pelos presidentes de junta do Espinhal, Luis Dias e da União das Freguesias S. Miguel, Stª Eufémia e Rabaçal, Maria Marmé, apresentaram ontem, no castelo de Penela, em conferência de imprensa o maior evento de natal da região centro, o Penela Presépio.
São cerca de 800 metros quadrados e mais de três centenas de figuras que, juntamente com outras iniciativas, atraem todos os anos milhares de pessoas a Penela. A equipa “construtora” já se encontra no terreno a trabalhar num processo que implica várias fases: construção de cenários, design tridimensional, impressão 3D, conceção dos bonecos, aplicação dos mecanismos de controlo eletrónico, pintura e roupagem.
A reportagem é de Marta Sousa:
O trabalho de Marta Sousa. Penela Presépio 2019 é inaugurado dia 30 de novembro, mantendo-se de portas abertas até 5 de janeiro, podendo ser visitado todos os dias, à exceção das primeiras três segundas-feiras, das 10 às 18, durante a semana e entre as 10 e as 19 horas, ao fim de semana.
Paralelamente, o Presépio Tradicional do Espinhal, instalado no Mercado Municipal, representando as suas gentes e o património, promete uma nova dinâmica ao comércio local. Também, no Espinhal, prepara-se o mundo dos comboios, numa pequena maquete onde a interação com os mais novos, permite uma viagem pelo imaginário dos mais novos visitantes.
Recriação ao vivo das antigas oficinas e do quotidiano do mundo rural, exposição de presépios, hora do conto, oficinas diversas com os mais novos, mercadinho de natal e o comboio que funciona como uma plateia móvel pela vila de Penela, são outras das ofertas que constam no programa do Penela Presépio 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here