Com os trabalhos de construção do cenário como pano de fundo, o vice-presidente da Câmara Municipal de Penela, Rui Seoane, acompanhado pelos presidentes de junta do Espinhal, Luis Dias e da União das Freguesias S. Miguel, Stª Eufémia e Rabaçal, Maria Marmé, apresentaram ontem, no castelo de Penela, em conferência de imprensa o maior evento de natal da região centro, o Penela Presépio.
São cerca de 800 metros quadrados e mais de três centenas de figuras que, juntamente com outras iniciativas, atraem todos os anos milhares de pessoas a Penela. A equipa “construtora” já se encontra no terreno a trabalhar num processo que implica várias fases: construção de cenários, design tridimensional, impressão 3D, conceção dos bonecos, aplicação dos mecanismos de controlo eletrónico, pintura e roupagem.
A reportagem é de Marta Sousa:
O trabalho de Marta Sousa. Penela Presépio 2019 é inaugurado dia 30 de novembro, mantendo-se de portas abertas até 5 de janeiro, podendo ser visitado todos os dias, à exceção das primeiras três segundas-feiras, das 10 às 18, durante a semana e entre as 10 e as 19 horas, ao fim de semana.
Paralelamente, o Presépio Tradicional do Espinhal, instalado no Mercado Municipal, representando as suas gentes e o património, promete uma nova dinâmica ao comércio local. Também, no Espinhal, prepara-se o mundo dos comboios, numa pequena maquete onde a interação com os mais novos, permite uma viagem pelo imaginário dos mais novos visitantes.
Recriação ao vivo das antigas oficinas e do quotidiano do mundo rural, exposição de presépios, hora do conto, oficinas diversas com os mais novos, mercadinho de natal e o comboio que funciona como uma plateia móvel pela vila de Penela, são outras das ofertas que constam no programa do Penela Presépio 2019.